“Além do mais”, por Fernando Boppré

Em sua coluna do caderno Cultura do Diário Catarinense do último sábado (08/12/2012), Fernando Boppré comentou o evento Joan Brossa e a poesia catalã: conversa com Ronald Polito, organizado pela Cultura e Barbárie

Joan Brossa em português

Uma resposta à ilegitimidade do Estado foi dada pela poesia do catalão Joan Brossa (1919-1998). Em tempos do franquismo, cada podema deveria ser como um tiro. Um trabalho meticuloso de tradução para o português está sendo levado a cabo, há anos, por Ronald Polito.

Notas sobre o debate

No último sábado, Ronald Polito esteve em Florianópolis participando de um debate ocorrido durante o lançamento do livro Escutem esse silêncio (Lumme Editor, 2012), com cerca de 50 poemas inéditos de Brossa em português, cujo prefácio é assinado por Victor da Rosa. Uma das melhores frases de Polito foi: “A poesia não tem nada a ver com a literatura. É música, é pintura, é cinema, menos literatura”. E o acaso se rendeu ao evento: não é que dois clowns catalães que conheceram Joan Brossa – e que estavam passeando por Florianópolis – acabaram participando do debate contando as suas experiências com o poeta? Foi incrível.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s